Decidi criar uma tag nova pro blog pra falar de coisas mais antigas. Já tinha percebido que minhas últimas dicas de filmes ou séries eram mais atuais, mas cada vez mais o meu tempo se divide em rever ou conhecer algo antigo que deixei passar e as coisas novas (que são muitas, então tem assunto pro blog durar o resto da vida). Fiquei pensando muito sem saber o que recomendar primeiro até ver o que estava na ponta do meu nariz: um dos meus filmes preferidos!

Acredito que a maioria das pessoas já tenha assistido esse filme ou pelo menos visto gif/foto no tumblr porque a quantidade de fãs que esse filme fez desde que foi lançado, em meados anos 80, é absurda!

A história gira em torno de cinco estudantes: o atleta, o delinquente, o nerd, a basket case (que significa algo como “perdida”) e a princesa. Eles são obrigados a cumprir detenção na escola no sábado e a passar o resto do dia com pessoas que eles nunca falaram, e nem podem segundo as etiquetas de filmes de colégio americanos,  na vida. Obviamente, acabam se aproximando pra dar um jeito de sair dali. Esse filme foi dirigido pelo John Hughes que além de ser um dos meus diretores preferidos, ele também tem outros vários clássicos como Curtindo a Vida Adoidado e Esqueceram de mim (como roteirista) então dá pra ver que todos os seus personagens tem muita, mas muita personalidade. Uma das coisas que mais gosto no filme é que nenhum deles é “vazio”. Você consegue entender porque cada um deles é daquele jeito, o motivo que chegaram para estar ali, que nada é realmente feliz e fácil na vida de nenhum deles e a pressão que qualquer jovem sofre diariamente pra ser quem ele é e atender a expectativa deles, dos outros e dos pais. Impossível não se identificar.

Eventualmente, a ligação deles cresce muito e ao mesmo tempo, a nossa ligação com o filme. Não existe uma vez que eu vi o final dele e não apareceu um sorrisinho no rosto até porque, a mensagem final é de emocionar qualquer um. É um filme simples, mas em nenhum momento raso, personagens cativantes, uma música tema que é inesquecível e usada até hoje como referencia ao filme. 

“…And these children that you spit on as they try to change their worlds are immune to your consultations. They’re quite aware of what they’re going through..” – David Bowie

O Clube dos Cinco (The Breakfast Club), 1985. Diretor: John Hughes. Elenco: Emilio Estevez, Anthony Michael Hall, Judd Nelson, Molly RIngwal e Ally Sheedy.

Resolvi também criar uma playlist com os melhores clássicos dos anos 80 caso você tenha ficado, como eu, meio nostálgicos por uma época que você não viveu. Espero que gostem. 🙂

Share: