A essa altura acho que todo mundo já assistiu, se programou ou ouviu falar do novo filme do Lars Von Trier. Sábado finalmente matei a minha curiosidade sobre ele que era um dos mais esperados desse ano para mim.
O filme é uma biografia das experiências eróticas de Joe, uma ninfomaníaca, contada ao Sr. Seligman que a salva após a achar jogada em um beco escuro. Assistimos desde pequena a descoberta do próprio orgão genital da pequena Joe até o início da sua fase adulta, nessa primeira parte. E por mais que tenham algumas coisas chocantes a maioria é bem convencional, falando em cenas de sexo, já que acredito que grande parte do motivo da maioria das pessoas estarem lotando as salas de cinema nas duas últimas semanas, seja por isso. Não cheguei a ler críticas nem nada, muito menos conversar com as pessoas além de um ou outro amigo, sobre o filme, mas saí da sala tendo uma experiência muito boa. Você sai pensativo do filme e eu já acho isso algo extremamente positivo.
Por ser a primeira parte, acredito que o ritmo foi mais lento e convencional comparando ao que foi divulgado nos trailers. Mas dá pra ver uma grande diferença no trailer da segunda parte que é mostrado no final. Também senti um filme bem mais leve do que imaginava e me surpreendi que em alguns poucos momentos me vi rindo das piadas de referência que o Seligman fazia da vida sexual de Joe com pescaria. Existem cenas maravilhosas nesse filme que acredito que vou me lembrar daqui muitos anos, como acontecem na maioria dos filmes do diretor, cenas realmente lindas, que te inspiram e te fazem pensar.
Não sei vocês, mas eu realmente anseio pela segunda parte. Também quero muito reassistir o filme sem cortes, porque acho que entenderíamos bem mais de quem a Joe é se o sexo tivesse sido mostrado como intencionado, mas no geral, meu desejo no momento é avançar um ano pra ver o filme de uma vez só, as cinco horas seguidas. Tem filme que vale fazer esse tipo de coisa e esse é um deles.
E outra coisa que me agrada, é saber que cada vez mais tem saído filmes sobre sexo, geralmente relacionado ao prazer feminino, de uma forma que não é pra atrair uma audiência e excitar o espectador, mas sim fazer entender que é algo do nosso dia a dia, não é um tabu, e que sexo é uma grande parte de quem nós somos.
Ninfomaníaca (Nymphomaniac), 2013, 122min. Diretor: Lars Von Trier. Elenco: Charlotte Gainsbourg, Stellan Skarsgard e Stacy Martin.
Ainda não assisti Tany, mas estou bem curiosa. Se pudesse escolher, também preferiria assistir as cinco horas corridas, não sou muito fã desses recortes nos filmes… De repente até espero a segunda parte sair para assistir na sequência…
Beijo, beijo!
http://naomemandeflores.com
Acho que o que vem acontecendo comigo é o contrário do que acontece com a maioria das pessoas: Conforme fico mais velha, vou cansando de Lars Von Trier. Meu primeiro encontro com o diretor foi aos 15 anos quando assisti Dançando no Escuro. E o cinema dele é tão louco, tão cruel e deprimente, mas faz tanto sentido, que nunca mais parei de assistir. O problema é que os filmes dele me sugam, me deixam estafada.
Aí veio O Anticristo e eu não estava preparada para assistir o que eu vi. Sério. Nada no mundo poderia ter me preparado para aquilo. Nunca senti tanto horror na minha vida.
E aí, juro que cansei.
Melancolia, ok. Mas esse Ninfomaníaca, não sei. O argumento não me chamou a atenção. Quem sabe assim de supetão eu resolve assistir. Quem sabe…
pseudologiafantastica.com
Nuuuuuunca ouvi falar!!! Sou muito aerea?!? Aff… Agora fiquei curiosa!!! Quero ver!!!
Ve se não dorme na parte 2 também, hein?! hahahahahaha
Bjus, Tany
Dayan Valente
Adorei suas considerações sobre o filme, Tany! Estou curiosa para ver o filme, principalmente porque se trata do Lars. Tive uma péssima experiência com Anticristo e uma ótima com Melancolia. Odeio cortes nos filmes também, mas fazer o quê, né? Não sei se espero até chegar a sequência ou se vejo logo a primeira parte, hahaha. 🙂
Beijão!
http://teoriacriativa.com
Eu provavelmente só vou assistir depois que não for tão “tendência”. Eu acho que as pessoas que se decepcionam com o filme é as que vão ao cinema com uma ideia errada da obra.
Eu realmente não sei como tantos consideram o filme chocante já que a mídia está repleta de sexo (bem explícito) hoje. Acho que só vou descobrir daqui um tempo mesmo. Quando sair a parte dois assisto à primeira 🙂
Bjs!
http://newromantic.net
precisando assistir esse filme!
Sensacional esse filme! Assisti no cinema e sai de lá meio perturbada, mas num bom sentido, hahahaha.
http://prefirobsides.blogspot.com.br/