Jane

Fazia tempo que eu queria resenhar esse livro por dois motivos: sou apaixonada pela história e foi um dos livros mais legais que já li esse ano. Okay, o livro não é nenhum lançamento, mas acredito que muita gente não tenha visto nenhum dos filmes baseados na história (e tem muitos!) ou lido o livro.

Conheci a história dessa menina assistindo o filme mais recente, e me apaixonei de cara. Escrita por Charlotte Brontë, o livro fala sobre a vida de Jane Eyre, desde pequena, sua péssima experiência morando na casa de uma tia rica e sendo maltratada por ela e os primos, a passagem pela escola, seu papel de governanta, seu romance com o Mr. Rochester, e suas aventuras após isso. Já aviso logo que toda história se passa no século 19, mas é extremamente atual e sabem por quê?

Enquanto você lê vários livros, publicado na época, em que a moça espera o príncipe encantado ou passa o livro sofrendo por alguém, Jane Eyre é totalmente diferente. Ela é uma menina que passou por muita coisa muito nova, não tem uma beleza comum, na realidade, é descrita como uma menina sem graça e sem atrativos, mas decidiu que se não ia ter um casamento bom com alguém rico (e que nem queria) e iria ser sua dona, iria adquirir todo conhecimento que podia, e tomar conta de si mesma. E quando ela conhece alguém, se apaixona, e se entrega, ela não perde sua essência. Jane ainda é uma pessoa que sabe que tem uma vida que não gira em torno de nenhum homem, ou amor, e que precisa fazer as coisas pra ela mesma, precisa cuidar de si mesma e no geral, é uma personagem madura, feminista e que se aceita como é independente de seus defeitos ou qualidades.

O livro, pra mim, é levemente pesado. Tem parte lindas, mas partes muito sofridas e a história não é cor de rosa. Ela sofre, ela come o pão que o diabo amassou, mas ela faz isso de cabeça erguida e leva um dia após o outro. É uma história lindíssima, triste, mas que vale a pena ser lida e relida muitas e muitas vezes.

janeeyrequote

Jane Eyre (Jane Eyre), Charlotte Brontë, 548 páginas. Editora:  Penguin English Library

Share: